segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rochas Metamórficas

Metamorfismo: É o conjunto de fenómenos que levam à transformação de uma rocha sem que haja mudança do estado físico. Há alteração de pressão e temperatura e há, também, influências de fluidos circulatórios (água).

--->Classificam-se em rochas de metamorfismo :
  • Regional;
  • Contacto;
  • Impacto;



Metamorfismo de Contacto

A câmara magmática instal-se nas rochas e por estar a temperaturas elevadas, vai transformar as rochas que a rodeiam em aureólas de metamorfismo. As rochas que estão mais próximas da câmara (são as que sofrem maior cozimento) dá-se o nome de corneanas.

Ex.: O calcário passa a mármore quando é metamorfizado por metamorfismo de contacto
Metamorfismo de Impacto (ex.:de um meteorito)
O metorito ao embater no solo, provoca uma cratera e também libertação de temperatura e pressão. Ao embater o meteorito no solo, lança tectitos ou imapctitos que é graças a um fenómeno magmático. São salpicos fundidos que no ar se solidificam e se tornam vidro. Quanto maior for o meteorito mais facilmente se pulveriza (transforma-se em poeiras). A cratera vai sofrer um cozimento acabando por ficar dura e fossilizar.





Metamorfismo Regional

Formam-se nas bacias de sedimentação, zonas de grande extensão. Devido ao peso dos materiais, a bacia de sedimentação vai descendo. Como a pressão e a temperatura alteram-se, forma-se uma rocha metamórfica. Dá-se também a orientação dos materiais: é o rearranjo dos materiais através do aumento da pressão e temperatura onde o estado físico não se altera, de forma a que as rochas ocupem menos espaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário